segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cultura – Um pouco de Sebastião Salgado na Unisinos

Mostra fotográfica “Terra” abre nesta terça-feira, dia 25, no saguão da biblioteca da universidade com imagens do mais famoso fotógrafo brasileiro.

O saguão da biblioteca da Unisinos recebe a partir desta terça-feira, dia 25, exposição do mais famoso fotógrafo brasileiro. Quem quiser conferir as imagens da mostra Terra, de Sebastião Salgado, tem até o dia 05 de dezembro para passar pela universidade leopoldense. O acervo exposto na biblioteca pertence às Ciências Sociais e a atividade compõe a grade de programação comemorativa pelo cinqüentenário do curso. As fotos de Salgado são acompanhadas por textos de José Saramago e versos de Chico Buarque.
A exposição conta com 40 das 109 fotografias que fazem parte do livro Terra. A obra retrata trabalhadores rurais de várias partes do Brasil. Em formato 60 x 90, as imagens tratam do cotidiano, do trabalho e da busca de novos horizontes sociais e políticos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O foco é a questão da terra e remete ao conturbado caso de Eldorado dos Carajás, quando integrantes do movimento foram executados pela Polícia no Pará em 1996. O desenho e concepção é de Lélia Salgado, esposa de Sebastião. A entrada é franca.
Exposição retrata cotidiano do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST


O fotógrafo


Brasileiro natural de Minas Gerais e radicado na França, Sebastião Ribeiro Salgado (1944) é reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade e em 2001 foi nomeado representante especial do UNICEF pela dedicação às crônicas sobre a vida de pessoas excluídas. Esse trabalho resultou na publicação de dez livros e na realização de várias exposições, com prêmios e homenagens na Europa e em toda a América. “Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair” diz Salgado. Formado em Ciêncoas Econômicas pela Universidade de São Paulo, trocou a economia pela fotografia após viajar pela África levando a câmera fotográfica da companheira, Lélia Salgado.

















http://novohamburgo.org/site/noticias/2008/11/25/cultura__um_pouco_de_sebastiao_salgado_na_unisinos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário